domingo, 24 de outubro de 2010

John Campbell





Biografia
por Richard Skelly
Guitarrista, cantor e compositor John Campbell tinha o potencial de transformar toda uma nova geração de pessoas para o blues na década de 1990, da mesma maneira Stevie Ray Vaughan fez nos anos 80. Seus vocais eram tão poderosos e seu violão tocando tão ardente, você não poderia ajudar, mas parar o que estava fazendo e prestar atenção ao que você estava ouvindo. Mas, infelizmente, por causa da saúde frágil e uma turnê em bruto Europeia, que sofreu um ataque cardíaco enquanto dormia em 13 de Junho de 1993, na idade de 41.
Campbell nasceu em Shreveport, Los Angeles, em 20 de Janeiro de 1952, e cresceu no Centro, TX. Apesar de ter sua própria guitarra aos oito anos e começou a tocar profissionalmente quando tinha 13 anos, ele não levar a sério a tocar blues para uma vida até que ele se envolveu em um arrastar quase fatal acidente de corrida que quebrou várias costelas, entrou em colapso de um pulmão , e tomou seu olho direito. Em sua adolescência, Campbell abriu para pessoas como Clarence "Gatemouth" Brown, Albert Collins, Son Seals e, mas depois deixou-se apanhar pelas corridas de arrancada, e foi quando ele estava se recuperando do seu acidente quase-morte que ele ré-aprendeu a tocar guitarra , desenvolvendo o seu próprio ritmo e estilo distintos slide-pesados, com base em alguma medida sobre a música de Lightnin 'Hopkins.
Em 1985, depois de jogar uma variedade de clubes entre no leste do Texas e Nova Orleans, Campbell se mudaram para New York. Uma noite em Nova York, o guitarrista Ronnie Earl aconteceu em cima de Campbell em um clube, jogando com Johnny Littlejohn. Earl ficou tão impressionado que ele se ofereceu para produzir um álbum de Campbell, eo resultado foi Um Homem e Seu Blues (Crosscut 1019), um lançamento na Alemanha, só que desde então tem sido disponibilizada nos os EUA O álbum recebeu um WC Campbell Handy Award nomeação em 1989, e não muito tempo depois, o mundo do rock & roll começou a tomar conhecimento dele. Embora ele nunca enviou uma fita para a gravadora em sua vida, depois de desenhar uma crescente multidões ao centro de clubes de Nova York, onde ele jogou, os executivos da Elektra Records tomou conhecimento dele e ele assinou um contrato. Ambos os seus álbuns de Elektra, Believer Uma (1991) e Mercy Howlin '(1993) são brilhantes, as gravações bem-produzido, ainda que apenas um vislumbre do potencial de Campbell para a grandeza, se tivesse vivido mais tempo.

Sem comentários: