sábado, 27 de novembro de 2010

Jonathan Richman



Início da vida

Nascido em Natick, Massachusetts, Richman começou a tocar música e escrever suas próprias canções, em meados da década de 1960. Ele ficou apaixonado por The Velvet Underground, e em 1969 ele se mudou para New York City, viveu no sofá de seu gerente, Steve Sesnick, trabalhou biscates e tentou quebrar como um músico profissional. Na falta deste, ele voltou para Boston.

The Modern Lovers

Enquanto em Boston, Richman formou The Modern Lovers, uma proto-punk- rock de garagem . Outros membros notáveis do grupo eram o tecladista Jerry Harrison eo baterista David Robinson, que mais tarde se juntou a Talking Heads e The Cars, respectivamente. Muitas das canções do grupo o recurso com base em temas Boston.
Em 1972 eles gravaram uma série de demos com o produtor John Cale (ex-do Velvet Underground). Entre essas canções foram o seminal "Roadrunner"e"Pablo Picasso", que acabaram por ser libertados no grupo pós cisão álbum do, The Modern Lovers (1976). O álbum foi única em sua época, com veludos, influenciado basicamente três acorde-rock ("Roadrunner" - baseado em apenas dois acordes - é uma homenagem a "Sister Ray") num momento em que glam e rock progressivo eram a norma.
Mais tarde, em 1972, o grupo também gravou com o produtor Kim Fowley, estas demos foram finalmente lançadas em 1981 como The Modern Lovers Original. Apesar de tocar ao vivo regularmente, os Modern Lovers teve um momento difícil assegurar um contrato de gravação. Ao final de 1973, Richman queria desfazer as faixas gravadas e começar de novo com uma mais madura, mais lírica do som, influenciado pela música local laid-back, ele tinha ouvido quando a banda tinha uma residência no Hotel Inverurie em Bermuda no início do ano. Esse frustrado os esforços para completar um álbum de estréia, e levou à dissolução da Modern Lovers original em fevereiro de 1974.
Em janeiro de 1976, Richman monta uma nova versão do Modern Lovers, que incluía o baterista original Modern Lovers, David Robinson, junto com o ex- Rubinoos baixista, 'Greg' Curly Keranen e Leroy Radcliffe, na guitarra. Os álbuns produzidos pelo grupo New Found Richman afastando-rock eléctrico até suave textura acústica, com um forte enraizamento na década de 1950 o rock and roll (Chuck Berry's "De volta aos EUA" foi parte de seu repertório na época), enquanto seu foco lírico tornou-se mais auto-consciente infantil e ingénuo.
O álbum, Jonathan Richman e The Modern Lovers", foi lançado em maio de 1976, mas David Robinson deixou o grupo logo depois, devido à frustração com Richman's Quest para o volume de níveis mais baixos, e juntou-se com Ric Ocasek na formação da banda The Cars.
Após vários meses como um trio, Richman encontrou um novo baterista, D. Sharpe (aka David) - um jogador realizado avant garde jazz na cena de Boston, que mais tarde passou a se tornar um membro da pianista Carla Bleyda banda.
Inspirando-se artistas como o Art Ensemble of Chicago, Paul Motian e Anthony Braxton, D. Sharpe substituiu o tradicional rock and roll kit com uma colecção ecléctica de instrumentos de percussão, incluindo uma grande Africano de três pernas tambor coberto de pele de zebra; De 1947 um automóvel Soto hub cap-(cum tarol), uma prateleira cheia de tampas de panela e vários sinos pendurados em cordas, pratos exóticos, com muitos tons "imperfeições; uso freqüente de marretas, em vez de baquetas, e pincéis com os quais ele às vezes simplesmente "jogar o ar" (ou seja, sem bater em nada), como pôde ser sentida mais do que ouvi, especialmente em apresentações ao vivo, da música "Afternoon".
Rock and Roll com o Modern Lovers foi lançado em 1977 e, tal como este registo começou a escalar as paradas na Europa, Keranen saiu do grupo (para atender à faculdade). Um posterior álbum ao vivo, Modern Lovers Live foi lançado em 1978, com Asa Brebner no baixo.
No Reino Unido, Richman foi reconhecido como um progenitor do punk rock local, e vários de seus singles se tornaram hits. "Roadrunner", alcançou o número 11 no UK Singles Chart, e do seu seguimento, a instrumental "Egyptian Reggae", tornou o número 5 no final de 1977. "Egyptian Reggae" foi uma versão do jamaicano músico Earl Zero, reggae música " None Shall Escape the Judgment "; Zero era creditado como co-autor em versões posteriores do Richman da pista.
Back in Your Life foi lançado em 1979 sob o título "Jonathan Richman e os Modern Lovers" apelido, mas apenas cerca de metade do disco apresentava uma banda de apoio. O resto foi trabalho solo.

Solo


Em 1975, Richman mudou-se para Califórnia para gravar como cantor solo e compositor com Beserkley Records. Suas primeiras gravações lançadas em 1975 apareceu o Chartbusters Beserkley compilação, onde ele foi apoiado por membros do  Earth Quake e os Rubinoos, essas quatro músicas também apareceram em singles no rótulo Beserkley independente.
Após Modern Lovers final do rompimento, Richman passou a licença sabática por alguns anos ficar em Appleton, Maine e jogando em um restaurante local em Belfast, no Maine, chamada Barb's Place. Retornou em 1983 com Jonathan Sings!, seguido por "Rockin 'e Romance" (produzido por Andy Paley e projetado por Daniel Levitin). Estes foram seguidos com uma série de esforços pop (It's Time de Jonathan Richman e os Modern Lovers, e Modern Lovers 88 , de 1985, 1986 e 1988, respectivamente). Após o lançamento último, o "Modern Lovers" moniker foi finalmente aposentado, e tendo começado uma verdadeira "solo" na carreira, ele retornou para uma variedade de gêneros musicais: música country em 1990 com " Jonathan Goes Country, , e espanhol de seu trabalho anterior ( bem como as tradicionais canções de língua espanhola), com Jonathan, Te Vas um Emocionar! (1993).
Sempre que possuam um fervoroso culto seguinte, Richman se tornou mais conhecido nos anos recentes, graças a uma série de aparições no Late Night with Conan O'Brien.
Outro impulso perfil principal era um elemento-chave na  Farrelly Brothers filme de 1998, There's Something About Mary, onde jogou a metade de um de dois homens coro grego que comentou sobre a trama durante a realização da acção enquadrada em si. Ele também apareceu rapidamente em uma cena em um bar anterior  Farrelly Brothers filme, Kingpin. Ele também executou uma canção chamada "As We Walk to Fenway Park" para 2005 Farrelly-dirigiu a comédia Fever Pitch.
Richman tem continuado o seu cronograma de lançamento o tempo todo, You Must Ask the Heart  (1995), Surrender to Jonathan (1996), I'm So Confused (1998), Her Mystery Not of High Heels and Eye Shadow  (2001),  Not So Much to Be Loved as to Love (2004). Em 1998, um álbum ao vivo de Amantes gravações modernas da década de 1970 foi lançado, Live at the Long Branch & More. Há também um DVD de uma performance ao vivo,  Take me to the Plaza (2002).
Na mostra show solo, ele frequentemente excursões com o baterista Tommy Larkins, a outra parte do coro de dois homens mencionados acima.

Sem comentários: